Mistério Transmídia é o segredo do sucesso da campanha de Star Wars VII

Um potencial transmídia também durante a divulgação do 7º longa da franquia.

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Quanto mais nos aproximamos da estreia do 7º longa-metragem de uma das franquias mais bem sucedidas do mundo, mais a ansiedade bate e nos deixa apreensivos em relação a esse novo filme. E toda essa ansiedade se deve a uma estratégia muito bem desenvolvida pela Disney que passamos a chamar aqui de Mistério Transmídia.

E por que chamamos de Mistério?

Se você é um cinéfilo de plantão, já deve ter percebido que a indústria do cinema, muitas vezes, estraga parte da experiência da obra soltando muitas informações já em seus trailers. Por diversas vezes senti que o trailer de um filme entregou demais sua história e depois que você assiste percebe que nada de muito novo aconteceu ali em termos narrativos. Mas a Disney está escondendo o ouro, e revelando, à conta-gotas, informações relevantes sobre Star Wars – O Despertar da Força.

E onde entra a Transmídia nisso tudo?

Há pouco dias, o trailer oficial do filme (provavelmente o último antes da estreia) foi divulgado e deixou os fãs ainda mais entusiasmados. E o que podemos ver acompanhando as redes sociais, é que as especulações e teorias dão ainda mais destaque para o filme e fazem o trailer ganhar ainda mais propósito de existir.

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Mas tudo começou há pouco mais de um ano (abril de 2014), quando as primeiras informações sobre as gravações do longa, em Abu Dhabi e Islândia começaram a surgir. O primeiro teaser só foi mostrado em novembro de 2014, revelando alguns novos personagens, como Finn e Rey. Os personagens e elementos do filme continuaram sendo apresentados através dos cards especiais da Topps. Um novo trailer, revelado na Star Wars Celebration, em Anahein/CA, mostrava a volta dos queridos personagens Han Solo e Chewbacca, o que deixou os fãs ainda mais malucos e ansiosos.

As poucas informações e novos personagens continuaram sendo mostradas ao longo dos meses, com a cobertura da revista Vanity Fair sobre o filme, um painel sem grandes alardes da Comic Con 2015 de San Diego, que apresentou algumas cenas de bastidores e já em agosto de 2015, os participantes do evento D23 Expo Disney receberam um cartão comemorativo, além do lançamento de um vídeo de 15 segundos publicado pela Disney no Instagram.

Mas as peças desse quebra-cabeças de informações só começaram a fazer algum sentido (será?) quando a Disney promoveu um Unboxing Mundial com transmissão ao vivo pelo YouTube e SarkoPlank-225x300duração de 18 horas, mostrando a nova linha de brinquedos e produtos licenciados do novo filme. As roupas, personagens ainda não revelados e descrições nas caixas dos brinquedos se tornaram material de especulação para o fãs, que ainda buscavam novas informações sobre a trama do filme.

E pouco antes de exibir o trailer oficial, comentado aí no início da matéria, a Disney brindou os fãs com um belo cartaz oficial do filme, que revelava pouco, mas empolgantes informações sobre o longa.

Mesmo com tanto material de divulgações, em tantas mídias diferentes, o mistério sobre a trama do filme foi mantido e pouco se sabe quais serão os rumos de Star Wars – O Despertar da Força. Tudo isso ajudou a confundir ainda mais a cabeça dos fãs e alimentar milhares de teorias e especulações sobre o longa.

Os personagens principais, Finn (um possível Stormtrooper desertor) e a Rey, que seria uma espécie de coletora/catadora (ou algo assim) ainda dividem opiniões. Qual deles é o novo Jedi? Finn é uma possibilidade, já que ele é apresentado com o sabre de luz nos trailers… ou Rey que seria a verdadeira portadora da Força que será despertada?

Esse último trailer foi lançado durante o intervalo do Monday Night Football, na ESPN e foi visto por cerca de 16 milhões de espectadores. Enquanto isso, 17 mil tweets foram contabilizados por minuto durante a exibição do trailer e a liberação posterior no YouTube e Facebook acumulou 112 milhões de visualizações em 24 horas.

Um brilhante exemplo de marketing transmídia, que se fortaleceu ainda mais com a liberação de venda dos ingressos cerca de 5 semanas antes da estreia do filme.

Atenção para um “possível spoiler” do filme

Um comercial natalino das pilhas Duracell pode ter liberado um importante spoiler do filme, onde mostra uma garotinha, vestida com as mesmas roupas da personagem Rey, usando a Força para repelir alguns Stormtroopers. Veja você mesmo:


E você, o que espera de Star Wars – O Despertar da Força?

O filme tem estreia mundial marcada para 18 de Dezembro.

*Texto adaptado de matéria do huffingtonpost.com
*post originalmente publicado no Universo Insônia.

Pensando com meus botões:

 

“Se a Duracell mandou um spoiler em seu comercial natalino, eles provavelmente tiveram acesso a informações do filme antes da estreia. Isso pode ser uma grande jogada para marcas anunciantes, pois têm a chance de integrar elementos oficiais das produções em suas peças publicitárias.”

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