Uns anos atrás escrevi dois artigos para o blog de uma agência, onde pontuei algumas dicas sobre apresentação, pautadas nos personagens da Marvel, Tony Stark – o Homem de Ferro – e seu rival empresarial Justin Hammer, dono das Indústrias Hammer. Bem, na época esses artigos não ficaram como eu gostaria, eram muitas mãos mexendo nos textos e muita gente dando “pitaco” na finalização. Por isso resolvi trazer a ideia pra cá e dar uma nova roupagem para esses insights.  

Gênio, bilionário, playboy, filantropo… e ótimo nas apresentações. 

Com certeza você já se deparou com Tony Stark por aí, seja nos quadrinhos, animações ou, mais provavelmente, nos atuais filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. E se tem uma coisa que você não pode negar, é que o cara sabe fazer uma boa apresentação. Analisando o personagem, podemos tirar alguns insghts bem interessantes sobre como fazer uma apresentação digna de muitos aplausos. 

Entrada triunfal de Tony Stark na Expo Stark

Humor 

Um dos pontos fortes do personagem é o humor, muito bem caracterizado na interpretação de Robert Downey Jr nos cinemas. No caso de uma apresentação, você pode usar o humor para quebrar o gelo com a plateia, ainda mais se o assunto for complexo ou cansativo. O humor também ajuda a criar pausas entre os assuntos, finalizando um tópico com uma piada ou comentário bem colocado. Mas cuidado para não exagerar.  

>> o contraponto desse humor é a imitação. O que aprendemos com o personagem Justin Hammer é que não se deve imitar outro apresentador, principalmente se ele for seu principal concorrente. As piadas e dancinhas forçadas de Hammer no segundo longa-metragem do Homem de Ferro, tentando claramente imitar os trejeitos de Stark, não passaram de vergonha alheia, sem acrescentar nada para sua apresentação. Seja original, seja você mesmo na hora de se apresentar.  

Surpresa 

“Eu sou o Homem de Ferro”

[spoiler alert] 

Essa é a frase que fecha o primeiro filme do Homem de Ferro, quando Tony Stark revela para o mundo que é o super-herói embaixo da poderosa armadura.

[fim do spoiler]

Você também pode usar a artimanha da surpresa para dar uma virada na sua apresentação, surpreendendo o público com uma informação que eles não esperam. Não deixe a surpresa para o final, ataque no momento que eles estão desprevenidos, use a melhor informação como arma para trazer a plateia para sua apresentação. 

Inovação 

A cada filme do Homem de Ferro, Tony Stark inova na sua entrada triunfal, criando artifícios para captar a atenção da plateia logo no começo de sua apresentação. Traga alguma inovação para suas apresentações, tente mostrar algo novo e diferente, seja na hora de passar o conteúdo ou surpreender o público.  

Improviso 

O improviso na hora de se apresentar não é algo que deve ser 100% aleatório, ele precisa ser pensado e antecipado. Tony Stark está sempre a frente de seus problemas, imaginando uma armadura diferente para cada situação ou até mesmo a maleta que vira armadura e lhe salva em um momento de perigo.

Mesmo no momento mais complicado, Tony sabe o que deve fazer.

Tenha uma visão geral da sua apresentação e pense em todas as situações que podem trazer alguma surpresa, como uma pergunta fora de hora, um problema com o equipamento que passará os slides ou mesmo um assunto que se tornou cansativo para determinado público. Improvisar faz parte de muitas apresentações, mas tente antecipar o seu improviso.  

Toque final >> 

Mas como eu sempre digo, uma boa apresentação depende do seu preparo e conhecimento. Além de conhecer muito bem o seu conteúdo, planeje e roteirize sua apresentação de ponta a ponta, para que nada fique fora de contexto e que o assunto discorra da melhor forma possível. Pense no roteiro da sua apresentação visual e também em tudo que você irá falar. Esteja preparado.  

Se precisar de uma ajudinha na hora de planejar e roteirizar sua apresentação, é só me chamar.