Um tempo atrás escrevi um artigo falando sobre as estratégias transmídia do SBT para a novela Carinha de Anjo, que na época, minha filha Alice adorava.  

Agora, ela assiste outra novelinha infantil, dessa vez pelo Gloob, que está fazendo um excelente trabalho no campo transmídia.  

Detetives do Prédio Azul, ou simplesmente D.P.A., é uma parceria do Gloob com a produtora Conspiração Filmes e acompanha a vida de um grupo de crianças que vivem em um prédio bastante antigo e cheio de mistérios.  

Empolgados com as possibilidades de aventura, eles investigam esses mistérios e mantém um clubinho secreto dentro do prédio. Aventura, confusão e magia são ingredientes recorrentes em cada episódio da série. 

A série de TV 

No ar desde 2012, a série já se encaminha para sua 12ª temporada e teve algumas mudanças significativas no elenco ao longo dos anos. Por conta da idade, os 3 detetives originais, Mila, Capim e Tom tiveram que deixar a série na sétima temporada, substituídos por Pippo, Sol e Bento.  

Uma personagem importante nesse plano transmídia da produção, surgiu apenas na nona temporada. Berenice, a Berê, é uma aprendiz de feiticeira, sobrinha-neta da Dona Leocádia, síndica e dona do prédio azul. Ela tem mechas roxas no cabelo (e por isso a Alice adora a personagem!) e usa um colar mágico para realizar suas magias.  

Os filmes 

D.P.A. – Detetives do Prédio Azul: O Filme, é o primeiro longa-metragem baseado na série e teve sua estreia em 2017. Na trama, Bento, Sol e Pippo têm que desvendar um grande mistério para evitar que o prédio azul seja demolido. Com um mês em cartaz, o longa já havia ultrapassado 1 milhão de espectadores, o que surpreendeu até mesmo os produtores, já que é baseado em uma série exibida em canal de TV à cabo e estava concorrendo com produções como Carros 3.  

O segundo longa, intitulado D.P.A. – O Mistério Italiano, estreou em 2018 e levou os pequenos detetives à Itália, onde tiveram que investigar o sumiço da jovem feiticeira Berenice, que foi sequestrada pelos bruxos Máximo e Mínima. 

Protagonistas de D.P.A – O Mistério Italiano

O terceiro filme de D.P.A. deve estrear no final de 2019 e promete ser mais um sucesso para os fãs da série.  

Jogos e aplicativos 

Como uma marca transmídia, D.P.A. não poderia ficar sem sua versão digital. O aplicativo DPA foi lançado gratuitamente para IPad e traz um formato e-book interativo para a trama. Com cinco histórias exclusivas, ele conta com um narrador, o Patucara, mascote que teve seu nome batizado com a junção de pato, tucano e arara. O app ainda traz jogos e cenários inéditos, como o terraço do prédio e um acampamento.  

Além do app, o site oficial da produção conta com diversos jogos para entreter as crianças 

Vlogs 

A primeira personagem a ganhar seu próprio Vlog foi a detetive Mila. Os episódios se passam após o término da sétima temporada e narram o dia a dia da personagem como aprendiz de feiticeira na terra mágica de Ondion. A segunda temporada teve a participação da personagem Berenice que logo depois ganhou seu próprio vlog.  

Vlog da Berê

Vlog da Berê tem como ambiente o próprio quarto da feiticeira mirim. A atração conta com diversas histórias envolvendo o núcleo mágico da série, com participações da Vó Berta (que vive em um quadro) e do grande bruxo Theobaldo, tio da garota.  

Finais alternativos 

Durante a estreia da 11ª temporada de D.P.A., no final de 2018, o Gloob fez um experimento muito interessante. Integrando TV e redes sociais, a atração contou com participação do público. Durante cerca de um mês, às sextas-feiras, o elenco fez uma live no canal oficial do Gloob no YouTube, convidando os fãs a definirem um desfecho para o episódio do dia, no melhor estilo Você Decide.  

O episódio com final alternativo escolhido pelos fãs, era exibido aos sábados e domingos e disponibilizados também no aplicativo Globo Play. 

Com um excelente planejamento transmídia, D.P.A. se tornou o programa principal da emissora e ganhou uma série de produtos licenciados para agradas os fãs, desde balas e gomas de mascar, até livros, cadernos e jogos de tabuleiro.