Hoje, ouvi um comentário interessante enquanto aguardava o ônibus. Um casal conversava sobre novas oportunidades de trabalho, quando a mulher solta:
“fico preocupada com seu trabalho, a inteligência artificial está vindo forte e vai tomar seu lugar”
Confesso que tive vontade de perguntar com o que ele trabalhava, mas logo chegou o fretado deles e claro, também não tive a cara de pau de interromper a conversa alheia, rs. Mas fiquei pensando muito no assunto.
Alguns anos atrás ministrei alguns workshops de criatividade em um extinto espaço de coworking em São Paulo. Chamados de Contexto Criativo, o objetivo desses workshops era trazer alguns insights para os profissionais serem mais criativos e conseguirem gerar melhores ideias para seus projetos.
Até hoje escrevo artigos sobre o assunto e tento trazer novas ideias para essa habilidade tão importante nos dias atuais. Em um artigo recente, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, o Linkedin listou algumas habilidades essenciais e que serão mais requisitadas em 2019 (eu diria, daqui pra frente). O texto enaltece as soft skills, que são habilidades comportamentais, ou mais humanas, podemos dizer assim.
E qual é a habilidade que encabeça essa lista do Linkedin? Claro, a Criatividade!
Com o avanço dos robôs e inteligências artificiais, essas soft skills serão cada vez mais requisitadas. E para ter cada vez mais sucesso e produtividade em sua área de atuação, estimular e desenvolver sua criatividade será de extrema importância, pois nunca se sabe que tipo de problemas você terá que resolver no dia a dia.
O pensamento criativo traz vantagens competitivas na hora de gerar uma ideia fora da caixa para alavancar um projeto, resolver uma questão de conflito interno entre colaboradores ou inovar frente aos concorrentes, com ideias rápidas e formas de atuação mais impactantes.
Embora os robôs possam otimizar ideias antigas, as empresas precisarão de profissionais que possam pensar nas ideias de amanhã!
Minha dica mais importante em relação ao estímulo da criatividade é:
Abasteça sua mente com diferentes fontes de informação.
Leia revistas, jornais e livros diferentes dos que está acostumado. Assista mais filmes e seriados. Veja documentários, shows e programas humorísticos na internet. E o principal, converse com pessoas de diferentes estilos, com assuntos e histórias que você não imaginaria encontrar no seu círculo social.
Todo esse conhecimento, quando mesclado em sua mente, poderá gerar insights poderosos e fazer uma diferença incrível no seu pensamento criativo.
E aí, vamos exercitar a Criatividade?