Quando comecei a trabalhar em pequenos projetos de transmedia storytelling, me forcei a realizar alguns experimentos para clientes diversos.
Em geral, assumi 3 regras para essas experiências:
1 – Pensar pequeno: minha ideia inicial era trabalhar com clientes pequenos ou projetos em fases iniciais, que, consequentemente, não teriam verbas para realizar uma ação transmídia completa;
2 – Pensar diferente: trazer uma ação diferente do que era realizada no segmento daquele cliente ou produto;
3 – Pensar em divulgação: o objetivo final, claro, era divulgar esse cliente e como ele poderia usar aquela experiência para gerar vendas e visibilidade.
Em meio a essas experiências, conheci o jogo de tabuleiro The Cook-Off, que apesar do nome, é 100% brasileiro.
Criado pelo designer Luis Franscisco Baroni e lançado pela Funbox Jogos, The Cook-Off é um jogo que simula um campeonato de culinária. Cada jogador assume o papel de um cozinheiro e deve preparar alguns pratos para marcar pontos. O grande lance do jogo é que você pode sabotar a cozinha dos adversários para atrapalhar as jogadas e fazê-los perder pontos.
Apesar da arte bem bacana que o jogo traz, ele não carrega nenhuma narrativa, limitando-se apenas aos nomes de cada personagem, ligados ao seu país de origem.
Com isso em mente, peguei o tema do jogo e seus personagens e criei uma ambientação, iniciando o projeto com um conto envolvendo dois dos personagens, que foi publicado em uma revista especializada em jogos de tabuleiro e posteriormente, utilizado pela editora para divulgação do jogo.
O Planejamento
A criação do universo ficcional contou com o desenvolvimento de cada um dos 6 personagens, partindo do nome e da nacionalidade já criados pelo autor, além de dar uma vida nova para o campeonato de culinária, criando suas regras (baseadas nas regras do próprio jogo) e história.
O conto inicial trouxe um resultado bastante positivo dentro da comunidade de jogos de tabuleiro e até me rendeu alguns contatos interessantes para outros projetos. A partir desse pequeno sucesso, organizei 3 matérias que traziam mais informações sobre os personagens e o universo ficcional do jogo. O planejamento criado para o projeto ainda contava com a realização do campeonato de culinária live action, ou seja, trazê-lo para o mundo real dentro de um evento voltado para os jogos de tabuleiro. Mas por diversas questões, ficou só no planejamento mesmo.
A principal lição que trago dessa experiência é que, é perfeitamente possível expandir o universo ficcional de um produto, serviço ou marca, por menor que ele seja. No caso do jogo The Cook-Off, eram apenas 6 nomes, de nacionalidades diversas.
E você, tem um produto, marca ou empresa que precisa de um planejamento transmídia para alavancar? Vamos conversar!